Ficha de leitura nº1
Conteúdo: Interferência de produtos utilizados no nosso dia-a-dia na produção de espermatozoides
Resumo: Estudos revelam que produtos como pastas de dentes ou detergentes podem contribuir para a infertilidade masculina, devido à presença de "desreguladores endócrinos" que aumentam a quantidade de cálcio presente no esperma.
Fonte: http://thechart.blogs.cnn.com/2014/05/12/common-chemicals-challenge-sperm/
Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, revelaram que cerca de um terço dos produtos químicos “não tóxicos” utilizados no dia a dia podem afetar seriamente a produção de espermatozoides. Ingredientes encontrados em pastas de dente, protetor solar, detergente e alguns plásticos, entre outros, demonstraram interferir diretamente na fertilidade masculina. Mais ainda: o uso combinado de vários itens pode resultar num ‘coquetel antifertilidade’.
De acordo com o professor Niels Skakkebaek, que coordenou os estudos, pela primeira vez foi possível mostrar uma relação direta entre a exposição a determinados químicos presentes em produtos industrializados e comercializados normalmente e seus efeitos adversos na função do esperma. Conhecidos como ‘desreguladores endócrinos’, foram estudados 96 agentes químicos e sua presença no esperma. Essas substâncias acabam entrando no organismo humano através da água, do ar, do contacto com a pele e até por meio de embalagens que armazenam alimentos. São encontradas largamente em alguns pesticidas, medicamentos, produtos de beleza, pastas de dente, tintas etc.
Ainda sobre o estudo dinamarquês, os pesquisadores descobriram que esses desreguladores endócrinos aumentam a quantidade de cálcio encontrada em células de esperma. Já que os íons de cálcio controlam muitas das funções essenciais do esperma, chegaram à conclusão de que, ao alterar o nível de cálcio em uma célula de esperma, isso poderia impactar sua motilidade. Para o especialista brasileiro, além de minuciosa análise seminal, outros testes podem contribuir para o diagnóstico e tratamento da infertilidade – e até mesmo para definir a técnica mais apropriada de reprodução assistida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário