Ficha de Leitura Nº1
Unidade de ensino: Reprodução humana e manipulação de fertilidade.
Conteúdo/Assunto: Nascimento a partir de útero transplantado.
Resumo: Uma sueca de 36 anos, deu pela primeira vez de forma bem sucedida à luz um bebé, através de um útero transplantado.
Devido a um problema genético a mulher nasceu sem útero. A dadora do novo útero foi uma mulher de 61 anos que já se encontrava em menopausa há 7.
A mulher tinha os ovários intactos e com capacidade de produzir oócitos. Sendo que alguns destes foram recolhidos e fecundados com espermatozóides do marido através de fecundação in-vitro. Desta fecundação resultarão 11 embriões, 10 foram congelados e 1 foi utilizado no tratamento da fertilidade um ano após o transplante do útero.
Mats Brännström, professor e especialista em ginecologia obstétrica na Universidade de Gotemburgo, Suécia, foi o responsável por todo o procedimento e afirma que apenas foi verificado um problema durante a gravidez que foi tratado com corticóides.
Após 31 semanas de gestação a mulher foi internada no hospital para ser sujeita a uma cesariana. O bebé nasceu saudável com 1,775 quilos.
Este foi o primeiro caso de sucesso que leva já mais de uma década de investigação e pode ser a solução para mulheres com vários tipos de problemas de fertilidade seja por questões genéticas, malformações ou vítimas de cancro. Pode também evitar que se tenha de recorrer a barrigas de aluguer.
Fonte: Público, 04-10-2014

Nenhum comentário:
Postar um comentário