Unidade: Reprodução Humana e Manipulação da Fertilidade
Assunto: Investigação relaciona analgésicos na gravidez com hiperatividade infantil
Resumo: Um estudo cientifico norte-americano revela haver uma relação entre a toma de analgésicos comuns durante a gravidez e a futura hiperatividade infantil, algo que afecta cerca de 5% das crianças.
Fonte: Revista Visão (online)
Noticia:
De acordo com uma investigação norte-americana, a toma de analgésicos comuns como o paracetamol, que até ao momento não apresentavam quaisquer contra indicações durante a gestação, poderá estar diretamente relacionado com o risco de desenvolvimento da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA).
Especialistas da Universidade da Califórnia e da Universidade de Aharus, na Dinamarca, analisaram os casos de mais 64 mil mulheres e crianças dinamarquesas entre 1996 e 2002. No final de cada trimestre, as grávidas reportavam se tinham tomado paracetamol nos últimos três anos. Mais tarde, quando as crianças já tinham sete anos, os investigadores voltaram a interrogar as mesmas mulheres, fazendo perguntas sobre o seu comportamento, informação que cruzaram com a taxa de pescrição de um medicamento usado para tratar a PHDA.
Conclusão: o uso de paracetamol foi associado a um risco 20% superior de problemas de comportamento, incluindo a Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
O efeito mais visível foi verificado nos filhos das mulheres que tinham tomado analgésicos ao longo de toda a gravidez, embora as que relataram ter tomado apenas durante uma semana tivessem também um risco acrescido
Link: http://visao.sapo.pt/investigacao-relaciona-analgesicos-na-gravidez-com-hiperatividade-infantil=f771021
Nenhum comentário:
Postar um comentário