segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Como o tomate pode ajudar a prevenir AVC e cancro?

Ficha de leitura nº 2

Unidade: Imunidade e Controlo de Doenças

Assunto: Tomate pode ajudar a prevenir AVC e cancro

Resumo: Estudos realizados na Finlândia e em Israel, e publicados já este mês (outubro de 2012), mostram que as pessoas com níveis elevados de licopenos no sangue parecem estar mais resguardadas de acidentes vasculares cerebrais e do cancro.

O tomate contém licopenos, um carotenóide responsável pela pigmentação avermelhada do fruto. São moléculas que integram o grupo dos antioxidantes, vulgarmente conhecidos pela sua ação benéfica contra os radicais-livres (produtos residuais da atividade celular e de hábitos pouco saudáveis, como fumar a sobreexposição solar e o stress).

Agora, investigadores finlandeses revelaram na revista Neurology que homens com elevados níveis de licopenos reduzem a probabilidade de desenvolverem um AVC. Jouni Karppi e a sua equipa retiraram amostras sanguíneas de 1031 homens com idades compreendidas entre os 46 e os 65 anos, que acompanharam nos 12 anos seguintes.

O estudo revelou que os homens com maiores níveis de licopenos tinham metade da probabilidade de sofrerem um AVC, em comparação com os restantes. Ainda não se sabe muito sobre o efeito direto dos licopenos na prevenção desta doença, mas assegura-se que uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um estilo de vida saudável também neste campo.
Por outro lado, de Israel, da Universidade Ben-Gurion do Negev e do Centro Médico Soroka de Kupat Holim, surgiu um outro estudo que aponta os licopenos, e outros derivados, como fatores importantes na prevenção do cancro. Segundo esta investigação, divulgada noAmerican Journal of Clinical Nutrition, os licopenos induzem a resposta antioxidativa e inibem a atividade de transcrição das hormonas sexuais e dos fatores de crescimento, cuja desestabilização está associada a fenómenos cancerígenos. Esta característica dos licopenos é já um objeto de estudo a nível mundial, com promissoras e pertinentes descobertas na área da oncologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário