Ficha de Leitura nº 3
Titulo: Os cérebros velhos filtram mal a informação
Unidade: Património genético
Conteúdo: As pessoas mais velhas mantém capacidade de aprendizagem mas não dominam tão bem a capacidade de distinguir dados irrelevantes.
Resumo: Um estudo realizado numa Universidade dos USA investiga o facto de há medida que se vai envelhecendo as capacidades de aprendizagem mantém-se nos parâmetros ditos normais da idade, enquanto que a capacidade de distinguir coisas irrelevantes começa a decrescer.
Um novo estudo realizado pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos, revela que os alunos mais velhos mantêm a flexibilidade mental para aprender novas tarefas de percepção visual, mas não são tão bons como os mais jovens a filtrar informações irrelevantes.
Estes resultados vêm contrariar a sabedoria convencional de que o cérebro de pessoas mais velhas carecem de flexibilidade, ou "plasticidade", mas apontam para um motivo diferente que explica porque a aprendizagem se torna mais difícil à medida que os seres humanos envelhecem: os cérebros velhos aprendem mais do que precisam. Os cientistas designaram este fenómeno como " dilema plasticidade versus estabilidade".
"Este trabalho vem demonstrar que a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade de aprendizagem e adaptação a novas situações se mantém ao longo da vida, mas pode ser problemático distinguir a relevância de informações desconhecidas", esclareceu Takeo Watanabe, um dos autores do estudo agora publicado na revista Current Biology. "Descobrimos que a estabilidade é problemática.Ou seja, como a nossa capacidade de aprendizagem e a memória são limitadas, os sistemas cerebrais mostram alguma resistência em substituir informação mais velha e consolidada por dados triviais novos", diz o investigador.
Contudo, os especialistas referem que essa capacidade de filtrar informação relevante (que os jovens dominam melhor) também pode ser treinada por pessoas mais velhas
Fonte: http://www.sabado.pt/ciencia___saude/cerebro/detalhe/cerebros_velhos_filtram_mal_a_informacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário