Ficha de leitura nº6
Unidade de ensino: Reprodução humana e manipulação de fertilidade.
Conteúdo/Assunto: alteração genética levedura do vinho
Resumo: Um grupo de investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriu uma forma de manipular o código genético da levedura usada na produção de vinho diminuindo assim os efeitos tóxicos do vinho, que pode melhorar o seu impacto na saúde e diminuir as dores de cabeça que provoca no dia seguinte.
Para tal, os investigadores usaram aquilo a que se chama uma "faca de genoma", que lhes permitiu alterar o código genético de vários tipos de levedura com os quais se produz vinho, pão, cerveja, e outros produtos que precisam de fermentar.
Trata-se de um procedimento algo complicado, visto que as leveduras são estirpes poliploides, sendo que quando se altera um gene numa cópia do genoma, uma cópia que não tenha sido mudada, corrige a que foi mudada.
Esta técnica vai assim permitir que os produtores de vinho alterem a sua levedura para ter efeitos particulares tais como alterar o processo de fermentação maloláctica, que se pensa ser em parte responsável pelas dores de cabeça que se podem sentir no dia depois de beber uma certa quantidade de vinho.
Fonte: Dn, 17 Março, 2015.
Fonte: Dn, 17 Março, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário